9 de dezembro de 2009

Igrejas pelo mundo se manifestam sobre a Conferência do Clima em Copenhague

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Copenhague, de 7 a 18 de dezembro, mobiliza Igrejas pelo mundo. No Uruguai, os bispos divulgaram uma mensagem aos párocos convidando-os a aderirem ao replicar dos sinos no domingo, 13, dia crucial das negociações sobre a Conferência.


Na Dinamarca, a partir das 15h, todas as igrejas vão soar os sinos a fim de enviar uma mensagem aos líderes mundiais para que adotem medidas urgentes diante da mudança climática.


Na França, igrejas de várias confissões escreveram um apelo ao presidente da República, Nicolas Sarkozy, para que os líderes reunidos em Copenhague possam abrir um novo caminho para a humanidade em perigo. “A urgência é forte, a esperança, imensa”, afirmam.


O texto do apelo, divulgado nesta quarta-feira, 2, é assinado pelos co-presidentes do Conselho das Igrejas na França, cardeal André Vingt-Trois, Pastor Claude Baty e Metropolita Emmanuel. "Como responsáveis pelas Igrejas na França, nós acreditamos que a nossa terra seja um dom de Deus. Ele a confiou a nós para que nós a administrássemos com respeito, preocupando-nos com a justiça para todos. Está em jogo a sobrevivência da Criação. Não é mais o momento para sentimentos generosos, mas de decisões concretas. A nossa esperança é que a Conferência de Copenhague marque uma etapa importante neste processo."


Todas as comunidades religiosas do mundo estão convidadas a aderirem a esta iniciativa, repicando os sinos ou tocando tambores.



Com informações da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário