19 de março de 2011

19/03 - São José, Patrono Universal da Igreja


O Papa Pio XI, em 8 de dezembro de 1870, proclamou São José Patrono Universal da Igreja. Em 1956, o Papa Pio XII (1939-1958) instituiu a festa de São José Operário, a ser celebrada no dia 1º de maio, Dia Universal do Trabalho.

São Mateus afirma em seu Evangelho que São José “era um homem justo” (Mt 1,19). Isto, na linguagem bíblica, significa um homem repleto de todas as virtudes, de santidade completa, perfeito. Jesus quis ter um pai na terra: O anjo do Senhor, aparecendo-lhe em sonho, diz-lhe: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo” (Mt. 1,20). E depois: “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta” (Mt 1, 21-22).

No Evangelho consta que São José era carpinteiro: “Não é este o filho do carpinteiro?”(Mt 13, 55). Mas a expressão é mais genérica, pois diz “filius fabri”, quer dizer, filho de artesão.

Papa João Paulo II: “Precisamente em vista da sua contribuição para o mistério da Encarnação do Verbo, José e Maria receberam a graça de viverem juntos o carisma da virgindade e o dom do matrimônio. A comunhão de amor virginal de Maria e José, embora constitua um caso muito especial, ligado à realização concreta do mistério da Encarnação, foi todavia um verdadeiro matrimônio” (cf Exort. Apost. Redemptoris custos, 7).

O escritor Chico de Alencar lembra: “São José, o mestre Carpina. Muitos cultuam os santos católicos através de uma devoção voltada para os pedidos de milagres. São José, o pai de Jesus, é invocado para que mande as ”águas de março” para o sertão nordestino. Água que vivifica e ampara como ele, São José, a seu Pequenino. Mas o fato dele ser um trabalhador manual, mestre da carpintaria, também marcou, para todo o mundo, a doutrina social católica. Iluminada pelas mãos calejadas pelo trabalho do parceiro de Maria, a Igreja afirma, desde Leão XIII, a dignidade da pessoa humana, a destinação universal dos bens, o predomínio do trabalho sobre o capital, o princípio da solidariedade e a realização do bem comum. Que São José Operário, além da chuva para os que sofrem com a seca, nos dê as bênçãos dessa humanização!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário