3 de julho de 2015

03/07 - Bem-aventurada Maria Ana Mogas Fontcuberta


Fundadora das Franciscanas Missionárias do Mãe do Divino Pastor (1827-1886). Beatificada por São João Paulo II no dia 6 de outubro de 1996.

Maria Ana nasceu em Corro do Vale (Barcelona) em 13 de janeiro de 1827, batizada no dia seguinte. Ela começou sua vida religiosa em Ripoll em junho de 1850. Ela se distinguiu sobretudo pela sua caridade, a pobreza, a humildade, a simplicidade, a austeridade, alegria e espírito de oração, virtudes que infundia entre suas filhas e em suas obras apostólicas.

Em 12 de junho de 1859 abriu uma casa de Capellades para cuidar dos enfermos da região e começou a ensinar as meninas, especialmente as pobres. Em 1860, criou uma comunidade em São Quirico de Besora para dar assistência às pessoas através de um estabelecimento muncipal. As irmãs ajudavam aos doentes e necessitados. Mas os interesses econômicos dos diretores impediram que as irmãs pudessem realizar um plano de serviço.

Mas a mãe Maria Ana encontrou uma maneira de fazer este trabalho de forma independente. Em 1862, ela fundou uma pequena escola para o ensino fundamental. Este trabalho progrediu e a qualidade da formação e dos estudos fez de imediato sobresair o colégio das irmãs.

Em 1883, obteve em Barcelona o título de professora do ensino fundamental. De imediatoo, a pedidos e dada a grande necessidade, fundou o segundo colégio nos subúrbios, em Fuencarral. Os marqueses de Fuente Chica, primeiro cederam o terreno, em seguida, os campos ao redor e, por último, a fizeram sua herdeira, condição que pôde coroar a sua obra. Apesar de sofrer um acidente vascular cerebral durante a epidemia de cólera, fez o seu melhor para servir aos enfermos. Morreu em Fuencarral no dia 3 de Julho de 1886.

Nenhum comentário:

Postar um comentário