17 de agosto de 2009

17 de Agosto - Especial Santa Beatriz da Silva

Mensagens do Ministro Geral da OFM

SANTA BEATRIZ DA SILVA
Breve biografia

Beatriz da Silva nasceu na vila de Campo Maior, em Portugal, por volta de 1437. Ela foi da linhagem dos reis de Portugal, filha de Rui Gomes da Silva, alcaide-mor de Campo Maior, e de sua mulher Isabel de Meneses, filha natural de Pedro de Meneses, primeiro conde de Vila Real e segundo conde de Viana do Alentejo. Teve, como consta de livros históricos, pelo menos doze irmãos.

Ainda pequena, dona Beatriz da Silva (*) partiu para a corte régia de Castela, em 1447, como donzela da rainha Isabel, segunda mulher do rei João II de Castela. A presença de Beatriz na corte não passou despercebida. Tinha um porte formoso e cativante, que encantou a todos. A rainha, dominada por uma mistura de ciúme e inveja, fechou Beatriz em um cofre, mas uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou. Após este triste episódio, ela deixou Tordesilhas, onde a corte régia então estava instalada, e foi para Toledo, onde se recolheu no Mosteiro de São Domingos, o Real, de monjas dominicanas. Por devoção, decidiu manter sempre seu rosto coberto com um véu branco, de forma que, enquanto viveu, nenhum homem e nenhuma mulher viu seu rosto.

Permaneceu neste mosteiro por cerca de 30 anos. Em 1484, a rainha dona Isabel, a católica, doou-lhe os Palácios de Galiana, onde existia uma igreja antiga, que tinha o nome de Santa Fé. Dona Beatriz, mudou-se para esta casa, e começou a adaptá-la para a forma de mosteiro. Levou consigo dona Filipa da Silva, sua sobrinha e outras onze mulheres, todas de hábito religioso, embora não pertencessem a Ordem alguma.

E, uma vez instalada na nova casa, querendo dar fim à sua determinação, estabeleceu a maneira de viver que queria e enviou-a a Roma, numa súplica conjunta com a rainha. Foi tudo aprovado e outorgado pelo Papa Inocêncio VIII pela bula "Inter Universa" em 1489 (500 anos). O Mosteiro já estava fundado e tudo já fora preparado para entregar o hábito a ela e às monjas que havia instruído, quando Nosso Senhor quis chamá-la. Morreu em 1492. Na hora de sua morte, conta-se que quando lhe levantaram o véu para administrar-lhe a unção, foi tal o esplendor de seu rosto que todos ficaram admirados. E na sua fronte viram uma estrela, que lá ficou até que ela expirou, e que emitia uma luz e um esplendor igual à luz quando mais brilha. Faleceu com fama de santidade.

Em 1511, o Papa Júlio II atribui à Ordem nascente Regra Própria. Dona Beatriz foi beatificada pelo Papa Pio XI em 26 de julho de 1926 e, solenemente canonizada, em 3 de outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI. Sua Festa é celebrada no dia 17 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário