18 de fevereiro de 2013

Reflexão - Deserto

“Entre os homens, são poucos que chegam à outra margem; a maioria fica correndo para cima e para baixo sempre do mesmo lado do rio” (Mouni Sahdu).

Estamos iniciando um tempo de travessia! O deserto é um lugar inóspito… É o lugar onde a vida mais luta para prevalecer. É o lugar do encontro com nossos medos, sombras e limites. Neste lugar simbólico enfrentamos nossas “tentações” de não aceitar nossos limites, nossas fragilidades, nossa humanidade… Vencer tais tentações é a chave para encontrar nosso equilíbrio humano, enraizados em nossa história e no chão de nossas vidas.

A encarnação de Jesus na nossa humanidade quer nos apontar que devemos também nos humanizar. Quando não aceitamos nossa condição humana, o diabólico começa a agir em nós querendo que sejamos aquilo que não somos. Quando aceitamos nossa condição humana, crescemos e evoluímos em nossa essência, pois aprendemos que o outro é feito do mesmo “húmus” que eu. Daí não existe espaço para julgamento e nem para condenação… Cria-se um vínculo entre o que sou e o que a humanidade é…

Uma abençoada e produtiva semana…

Frei Paulo Sérgio, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário