29 de setembro de 2009

Ano Sacerdotal-2009/2010

PALAVRAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS AOS SACERDOTES

"Atendamos, todos nós, clérigos, para o grande pecado e ignorância que alguns têm acerca do santíssimo corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo e acerca dos sacratíssimos nomes e suas palavras escritas que santificam o seu corpo. Sabemos que o Corpo de Cristo não pode estar presente se antes não for santificado pela palavra.
Neste século, pois, nada temos e vemos corporalmente do mesmo Altíssimo, a não ser o corpo e o sangue, os nomes e as palavras pelas quais fomos feitos e remidosda morte para a vida. Portanto, todos aqueles que ministram tão santíssimos mistérios, principalmente aqueles que ministram ilicitamente, considerem no seu íntimo quão vis são os cálices, os corporais e as toalhas, onde é sacrificado o corpo e o sangue do Senhor. E por muitos é colocado e abandonado em lugares vis, carregado de modo deplorável, tomado indignamente e ministrado indiscretamente aos outros.
Igualmente, seus nomes e palavras escritas, às vezes, são calcados aos pés porque o homem animal não percebe as coisas de Deus. Porventura, todas essas coisas não movem nossa piedade, quando o próprio pio Senhor se oferece em nossas mãos, O tratamos e O tomamos todos os dias em nossa boca? Ou ignoramos que havemos de cair em suas mãos?
Por isso, emendemo-nos logo e firmemente de todas essas e outras coisas. Onde o santíssimo corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo for colocado e abandonado ilicitamente, removam-no daquele lugar e, bem sinalizado, coloquem-no em lugar precioso. Da mesma forma, quando os nomes e as palavras escritas do Senhor forem encontrados em lugares imundos, sejam recolhidos e colocados em lugar honesto.
Todos os clérigos devem observar, acima de tudo, todas estas coisas até o fim.E sabemos que devemos observar todas estas coisas acima de tudo, segundo os preceitos do Senhor e as constituições da Santa Mãe Igreja E os que não o fizerem, saibam que devem prestar contas no dia do juízo diante de Nosso Senhor Jesus Cristo [...] ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário