18 de setembro de 2009

CÂNTICO DAS CRIATURAS

CÂNTICO DAS CRIATURAS


Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos; E homem algum é digno De te mencionar. Louvado seja, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão Sol,
Que clareia o dia E com sua luz nos alumia
E ele é belo e radiante Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.


Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento
Pelo ar, ou nublado Ou sereno, e todo o tempo,Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite.
E ele é belo e jucundo E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrem em pecado mortal! Felizes os que ela achar Conforme a tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!


Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-lhe graças, E servi-o com grande humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário