5 de março de 2010

A ORDEM TERCEIRA FRANCISCANA

Muito cedo no seu ministério, São Francisco viu a necessidade de incluir, dentro de seu movimento de reforma e renovação, pessoas de todas as categorias da vida. O trabalho de seguir a Cristo em simplicidade, amor e júbilo, o qual é a vocação de todos os Cristãos, não pode ser restringido à vida tradicional dos Frades e Freiras. Isto era assim no século XIII, e é assim hoje.

A Terceira Ordem, uma ordem religiosa dentro da Sociedade de São Francisco, consiste em aqueles homens ou mulheres, casados ou solteiros, clérigos ou leigos – que, embora seguindo as profissões ordinárias da vida, são chamados à dedicação através de voto e disciplina por vida. Como os Frades e Freiras da Primeira Ordem, e as Irmãs da Segunda Ordem (Clarissas), eles se dedicam a Nosso Senhor como instrumentos de sua paz. Os terciários buscam cumprir os propósitos especiais da Terceira Ordem através das Três Formas de Serviço.

OS TRÊS PROPÓSITOS da Terceira Ordem são:


Tornar Nosso Senhor conhecido e amado em toda parte.
Por palavra e exemplo, os Terciários testemunham a Cristo em suas vidas diárias. Por meio de oração e sacrifício, ajudam a avançar o trabalho de Deus em qualquer lugar onde Ele os chamar.

Propagar o espírito de amor e unidade dentro da família de Deus.
Trabalhando felizmente com pessoas de diferentes raças, cores, crenças, educação e oportunidade, os Terciários procuram romper as divisões no mundo. Tentam viver no espírito da oração de São Francisco: “Senhor, faze-nos instrumentos de tua paz”.

Viver simplesmente
Reconhecendo que tudo pertence a Deus, procuram usar os dons de Deus sabiamente e exercer a boa mordomia sobre esta terra frágil, nunca destruindo ou desperdiçando o que Deus fez. Providenciam as coisas necessárias para si e suas famílias sem exigir o luxo. Procuram nunca esquecer das necessidades dos outros.

OS TERCIÁRIOS SERVEM A NOSSO SENHOR nestas três formas:


Oração.
Os Terciários são chamados à vida de oração – de abertura a Deus e aos outros. A Eucaristia é o coração da oração.

Estudo
Embora os Terciários dêem preeminência ao estudo das Sagradas Escrituras, também procuram ampliar a compreensão da missão da Igreja, da própria formação franciscana e do mundo de Deus.

Trabalho
Os Terciários buscam descobrir o que Deus quer deles. Em seus trabalhos e vidas diárias, procuram servir a Deus e trabalhar para o bem dos outros. O melhor serviço que podem oferecer é refletir o amor de Cristo, e mostrar seu prazer e sua paz aos outros pelo exemplo.

A REGRA DA TERCEIRA ORDEM
A Sagrada Eucaristia
Já que vêem a Eucaristia como o coração de sua oração, sua regra pessoal os chama à participação freqüente deste Sacramento.

Penitência
É necessário o exame regular de sua obediência a Cristo. Para ser reconciliadores, é preciso ser primeiro profundamente reconciliados com Deus. Praticam o auto-exame diário e fazem uso regular do Sacramento da Reconciliação de um Penitente.

Oração Pessoal
Marcam um tempo definido para a oração cada dia para estar com Deus, para orar pelos outros, para meditar e expressar a sua gratidão.

Negação de Si Mesmo
Esta é a disciplina de dizer “Não” a si mesmo, pondo Deus em primeiro lugar. Também procuram eliminar as maneiras de usar os outros para seus próprios interesses.

Retiro
Retiros em silêncio e “dias quietos”, de reflexão e interiorização oferecem uma oportunidade de relaxar fisicamente e de crescer mentalmente e espiritualmente. Pelo menos uma vez por ano, participam em retiros organizados ou privados.

Estudo
Todos nós precisamos aprender mais sobre Deus e sua vontade para nós. O estudo das escrituras e da espiritualidade franciscana é importante para o crescimento cristão do Terciário. A regra faz explícita a intenção do estudo regular.

Simplicidade de Vida
A simplicidade os chama à dádiva deles mesmos, tanto quanto a das coisas materiais. Nossas vidas estão cheias de bagunça, de preocupações sobre posses e o que os outros pensam de nós, tudo o que podem interferir com nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos e irmãs. Os Terciários são chamados a uma vida de simplicidade, eliminando aqueles aspectos deles e de suas vidas que os distanciam da ampla expressão do amor de Deus.

Trabalho
O serviço sempre foi uma parte importante da vocação franciscana. O trabalho diário é uma maneira em que os Terciários servem a Deus e os outros; são também freqüentemente chamados a servir a Deus e aos irmãos e irmãs em seus ministérios individuais, seja a oração, seja o ativismo social.

Obediência
Todos os Terciários são obedientes às decisões do Capítulo da Terceira Ordem. Fazem os Ofícios Diários, apoiam uns aos outros pela oração, assistência às reuniões de Fraternidade, e uma promessa financeira à Terceira Ordem. Reportam regularmente à Ordem sobre o cumprimento da sua Regra. Alguns tem um Diretor Espiritual com quem se reunem várias vezes ao ano.


A FORMAÇÃO DE UM TERCIÁRIO

O processo de formação consiste em:

· Um postulantado variável, não acima de 6 meses, e
· Um noviciado de 24 meses.

Durante a formação, o postulante ou noviço assiste às reuniões da Fraternidade, compartilhando com seus irmãos e irmãs os problemas e os sucessos no cumprimento da sua Regra.

Ao finalizar o noviciado, o noviço pode pedir eleição à profissão pelo Capítulo da Terceira Ordem. Na profissão, o Terciário faz um voto simples com intenção de vida, o qual é renovado anualmente.

Todos os Terciários devem estar sob direção espiritual.

FRATERNIDADES

Aonde for possível, todos os terciárias se reúnem para oração, estudo e comunidade. Estas fraternidades são uma fonte importante de suporte mútuo em viver a vida franciscana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário