7 de setembro de 2010

Toda Bíblia é Comunicação

“Toda Bíblia é comunicação, de um Deus de amor de um Deus irmão”.




Neste mês de Setembro a Igreja conclama a todos a inclinar os ouvidos do coração para auscultar a mensagem divina nas Palavras sagradas da Bíblia. Existe um canto popular que diz: “Toda Bíblia é comunicação, de um Deus de amor de um Deus irmão”. E, é esta Palavra de Deus que durante todo este mês somos conclamados a abri-la, conhecê-la e vivenciar suas palavras que é a mensagem libertadora que o próprio Senhor nos anuncia.

Ir. Neli* nos relata que este ano se completam 39 anos de origem do ‘mês da Bíblia’, acompanhe o que ela nos conta sobre como surgiu este mês.

“A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) estava prestes a celebrar, em 1971, o seu cinqüentenário de fundação, quando o então arcebispo dom João de Rezende Cost, pediu que os padres e religiosos apresentassem sugestões de como celebrar essa data de forma bem pastoral. Naquela época eu residia na Bahia e já tinha uma pequena experiência em um movimento bíblico realizado na Arquidiocese de Salvador. Baseada nisso, irmã Inês Sandri, provincial das Paulinas, me transferiu para Belo Horizonte com o objetivo de apresentar uma sugestão que viesse responder ao anseio de dom João. Na reunião de avaliação da Campanha da Fraternidade de 1971, apresentei, em nome da Paulinas, o projeto de um mês da Bíblia que fosse realizado em setembro daquele mesmo ano e atingisse todos os seguimentos pastorais da arquidiocese. Dom João acatou a idéia e, uma vez aprovado o projeto, destacou os padres Antonio Gonçalves e Paulo Lopes de Faria, atual bispo de Diamantina, para, com as Irmãs Paulinas, levá-lo adiante. O objetivo era despertar nas pessoas o desejo de ter a Bíblia e Transformá-la no livro de cabeceira.
Aproveitando o sucesso da música “Jesus Cristo”, lançada na época por Roberto Carlos e cujo refrão afirmava “Jesus Cristo, eu estou aqui”, passamos a produzir todas as peças publicitárias da campanha. Elas tinham a imagem de Jesus sobre a Bíblia, com os dizeres: “Jesus Cristo está aqui”. Em setembro, muitas atividades de divulgação dos textos bíblicos foram realizadas, como Gincana Bíblica entre os colégios; festival da canção bíblica; encontro com os presidiários, na qual foram entregues Bíblias para serem colocadas em cada cela; além da entronização da Bíblia nas famílias, através da missa transmitida pela TV Itacolomi; e de uma exposição montada na estação rodoviária da cidade. As rádios locais, os jornais e TVs também contribuíram muito na divulgação desse movimento bíblico, que teve seu encerramento numa grande concentração de fieis de todas as paróquias da capital mineira no Minas Tênis Clube, com a solene celebração de ação de graças pelo Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Foram muitos os frutos dessa iniciativa. Alem dos milhares de famílias que adquiriram o texto bíblico, podemos destacar o surgimento de um programa de TV dominical, tratando do Evangelho do domingo e ilustrado pelas Paulinas, e a proliferação de círculos bíblicos, que eram orientados pelo hoje conhecido biblista frei Carlos Mestres. Acredito que este foi o fruto mais proveitoso do primeiro Mês da Bíblia, realizado em 1971. A partir daí, esse movimento foi tomando consistência, tanto na reflexão e no aprofundamento dos textos sagrados com na amplitude dos participantes, passando de atividade arquidiocesana para regional e, depois, nacional. Hoje,(39 em 2010) 38 anos depois, a Bíblia, cada vez mais, vai se tornando o livro de cabeceira daqueles que têm fome e sede da Palavra de Deus”. (Fonte: Revista Família Cristã, ano 75 – nº 885, p. 11, set/2009).


A Bíblia é luz para nossos pés, ilumina e clareia nosso caminhar, por isso, que cada um de nós possa ter diante dos olhos do coração esta Palavra que acalenta nosso viver. T


* Irmã Neli Manfio é religiosa paulina e contribuiu, com outros religiosos, para a implantação do Mês da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário