18 de março de 2015

18/03 - São Salvador de Horta


Religioso da Primeira Ordem (1520-1567). Canonizado por Pio XI em 17 de abril de 1938.


Este santo é realmente uma figura ímpar, um santo muito pobre, humilde, quase analfabeto, desprezado e até perseguido antes de ser reconhecido como o “grande taumaturgo do século XVI.”


Nascido na Espanha, em Santa Colomba de Farnés, perto de Gerona, em dezembro de 1520, de uma família pobre, pobre continuou ao longo de sua vida. Ele ficou órfão quando era adolescente, deixou sua terra natal para procurar trabalho em Barcelona, ??onde aprendeu sapataria e poderia se sustentar e também ajudar no sustento de sua irmã mais nova, Blasia. Uma vez casada, Salvador finalmente foi capaz de seguir sua vocação religiosa. De Barcelona foi para a Abadia de Montserrat, onde foi recebido pelos beneditinos, que esperavam tê-lo como um dos seus convertidos, mas a vocação de Salvador foi de extrema pobreza e humildade, por isso não vestiu o hábito beneditino, mas retornou a Barcelona e tomou o hábito franciscano.

Em 03 de maio de 1551 foi recebido no convento de Barcelona, ??onde ele rapidamente chamou a atenção dos religiosos para a sua grande piedade. A ele foram confiados os trabalhos mais simples e cansativos. Ao redor deste irmão humilde do convento, os milagres começaram a aparecer cada vez mais numerosos e barulhentos. Logo se viu diante da falta de compreensão de seus confrades e da hostilidade religiosa de seus superiores. Pensavam que o irmão estava endemoniado. Foi isolado e para liberar o demônio exorcizado. Mas os milagres continuaram e desconcertante caso foi levado para a Inquisição, que não se pronunciou. Ao contrário, o povo foi mais lúcido para reconhecer o sopro de santidade. Em torno do irmão desprezado se juntou uma multidão de carentes, doentes, aflitos, entre os quais se multiplicaram os feitos prodigiosos. Para removê-lo da curiosidade popular, Salvador foi transferido de convento para convento. Ele sempre manteve a calma em sua longa e humilhante peregrinação, feliz com seu trabalho e sua fervorosa oração.

De Tortosa foi enviado para Bellpuig, portanto há doze anos Horta, portanto, com outro nome, tinha a intenção de Reus, onde espera a perseguição ainda mais, um movimento adicional à Barcelona, ??casa da Inquisição. Uma vez que a Espanha não foi suficiente para esconder os seus milagres, com base na necessidade de irmãos na Sardenha, que então dependia da coroa espanhola, foi enviado para a ilha, o mosteiro de Santa Maria de Jesus, na temporada passada um calvário doloroso, onde para finalmente encontrei um verdadeiro paraíso de paz, nos últimos dezoito meses de sua vida. Ele morreu aos 47 anos no Cagliari, em 18 de março de 1567. Seu túmulo tornou-se famoso por seus milagres. A santidade que não foram capazes de reconhecer seus irmãos, sempre foi reconhecido pelo povo de Deus em todos os lugares onde ele foi enviado Frei Salvador. Seu corpo é venerado na igreja de Santa Rosália.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário