17 de abril de 2014

Quinta Feira Santa: "A celebração da Ceia do Senhor"

Tríduo Pascal

“O tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e Ressurreição do Senhor, “quando realizou a obra da redenção humana da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida” (NALC, n.19; NALC, n.18; Guia liturgico Pastoral, 11).

Quinta Feira Santa: "A celebração da Ceia do Senhor"

“Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz também vós o façais”

Esse é um momento em que podemos reviver os gestos do Senhor Jesus no último encontro com os Apóstolos, quando ofereceu o seu Corpo e Sangue sob as espécies do pão e do vinho, instituindo, assim, a Eucaristia, memorial da nova aliança. Nós, portanto, só participamos autenticamente deste memorial, quando procuramos também fazer o memorial do nosso sacrifício, isto é, repartindo o nosso pão especialmente com os mais necessitados, evitando fazer discriminação de pessoas, promovendo a unidade e servindo a comunidade etc.

Na liturgia do “lava-pés” Jesus nos dá um exemplo, dizendo: “Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais de Mestre e de Senhor e dizeis bem, pois eu o sou. Se, portanto, eu, o Mestre e o Senhor vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz também vós o façais” (Jo 13,12-15).

Leituras (para meditar):

1ª lt.: Ex 12,1-8.11-14; SI 115; 2ª lt.: 1Cor 11, 23-26; Ev: Jo 13, 1-15.

Pela Manhã celebra-se nas Igrejas Catedrais a Missa do Crisma. Nesta celebração “realiza-se a bênção e a consagração dos óleos para a celebração dos Sacramentos pelo Povo de Deus animado pelo Espírito Santo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário