10 de dezembro de 2011

Meditação Diária


“Vivo tão intensamente o momento presente que quase chego atrasado ao momento seguinte” (Rita Apoena).

Viver com intensidade cada momento que a vida nos proporciona é uma grande desafio. A ansiedade, essa grande vilã de nossa existência, está sempre de plantão para tentar nos tirar do presente e nos lançar no futuro. É preciso um grande esfoço para dominá-la, para subjugá-la ou quem, sabe, integrá-la dentro de nós. Quando insistimos em antecipar os momentos, perdemos conexão com o presente e nem vivemos aqui e nem lá… É preciso re-educar nossos desejos e impulsos. É preciso buscar o equilíbrio emocional em nossas vidas.

Jesus, o Mestre da Vida, já ensinou-nos a não nos preocuparmos com o dia de amanhã (cf. Mt 6, 34). Mas parece que insistimos em desafiar essa Lei Existencial: de nada adianta a ansiedade pelo amanhã, pois a única certeza que temos é o dia de hoje, que tão sabiamente é chamado de “presente”. Viva, pois, esse “presente” com alegria e intensidade. Deixa que o futuro se ocupe por ele mesmo…

Tenha uma abençoado e repousante fim de semana. Não esqueça de descansar, de passear, d efaz uma caminhada ou até de tomar um sorvete… Afinal, a vida é muito grande intensa para ser desperdiçada…

Por Frei Paulo Sérgio, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário