11 de abril de 2013
Algumas ideias sobre a Teologia Franciscana - IX
Texto de Frei Vitório Mazzuco Fº.
O estudo está em função da pregação. Os frades que não vão pregar não necessitam dedicar-se aos estudos. O estudo pelo estudo não faz sentido. Ser um bom frade é mais do que ser um estudioso:
“Admoesto e exorto que os irmãos se acautelem de toda soberba, vanglória, inveja, avareza, cuidado e solicitude deste mundo, detração e murmuração; e os que não sabem ler não se preocupem em aprender; mas atendam a que, acima de tudo, devem desejar possuir o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar, rezar sempre a ele com o coração puro e ter a humildade e paciência na perseguição e na enfermidade e amar aqueles que nos perseguem, repreendem e censuram(...) (RB 10).
IDÉIAS PRESENTES NO MANUAL DE TEOLOGIA FRANCISCANA:
- O patrimônio doutrinal e cultural de uma escola serve na medida em que continua alimentando o pensamento das diversas gerações e é capaz de oferecer uma cosmovisão válida para cada época.
- Um pensamento criador articulado, quando é original, tem a força de estimular a continuar criando, não só demonstra seu vigor, mas também sua capacidade de sugerir que se avance pelos rumos de um mesmo horizonte espiritual.
- Todo grande pensamento fecundo é explícito no que afirma e no que evoca.
Continua...
Extraído de: http://carismafranciscano.blogspot.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário