14 de outubro de 2011

Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular

XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular no Brasil
22 a 29 -10-2011

A Ordem Franciscana Secular existe desde o século XIII. Era antes chamada Ordem Terceira Franciscana que tem seu nome atual desde o Concílio Vaticano II. Sua Regra foi aprovada pelo Papa Paulo VI, poucos dias antes de sua morte, em 24 de junho de 1978. Seus membros estão espalhados pelo mundo inteiro, atuando nas mais diversas atividade humana. Os franciscanos seculares procuram caminhar unidos com a Igreja, no meio do mundo.
A OFS ocupa-se também com a Juventude Franciscana – JUFRA, pela qual é responsável. Por ocasião deste XIII Capítulo Geral, a JUFRA estará comemorando seus 40 anos de existência no Brasil.
Este evento é de máxima importância para a Ordem Franciscana Secular, que pela primeira vez será realizado na América do Sul, no Brasil, no Centro Pastoral Santa Fé em São Paulo nos dias 22 a 29 de outubro de 2011.
Qual a importância deste evento?
Os significados para a OFS e a Juventude Franciscana JUFRA do Brasil são muitos, mas a grande alegria é de reunir em nosso país as representações de nossos irmãos e irmãs do mundo inteiro, formando uma única fraternidade, com os membros de 110 países do planeta, que estarão representados nesta Assembléia Geral ou Capítulo.
Como se trata de um Capítulo Geral Intermediário entre um eletivo e outro, a cada seis anos, é um momento especial de avaliação da caminhada, para percorrer melhor os três anos que o governo atual terá à frente (até 2014), para cumprir as metas estabelecidas no último Capítulo Geral realizado em Budapest na Hungria, em 2008.
É também um momento forte de formação. Além da exposição do tema:Evangelizados para evangelizar, e os sub-temas: Vocação específica para uma missão particular e Construtores de um mundo fraterno e evangélico(instrumentos de paz e reconciliação). O último tema será abordado por uma introdução, seguindo de uma mesa redonda com a participação de vários países. Do Brasil participará o Dr. Cláudio Fonteles, que já foi Procurador Geral da República e como membro da OFS, nos dará a honra de sua participação. Muitas línguas se farão representar, pois teremos gente de todos os Continentes e que virão pela primeira vez ao Brasil.
Na Assembléia terá tradução simultânea para as línguas oficiais: Italiano, Espanhol, Inglês e Francês.
São 20 as Fraternidades de língua espanhola, sendo a Espanha na Europa, naAmérica Central 10 e na América do Sul 09. Nós que falamos português vamos receber a todos, também os de língua portuguesa da Europa (Portugal) e África(Angola e uma representação de Moçambique e Guiné Bissau). Cabo Verde é uma fraternidade emergente, ou em formação.
São 21 as Fraternidades de língua francesa, sendo 8 constituídas e 13 emergentes, envolvendo 11 países da África, 4 da Europa, Haiti na América Central, 2 no Oceano Índico, uma na Ásia e uma no Oceano Pacífico.
A língua inglesa como está na maioria dos países, foi dividida em dois blocos:
INGLES I – com 12 Fraternidades constituídas, uma emergente e uma em formação na América Central: Antigua. Duas estão na América do Norte, uma na Ásia e 10 na Europa. INGLES II – com 13 fraternidades constituídas, 15 emergentes e uma em formação em Myamar, ex Birmânia. 16 estão na Ásia, 11 na África e 2 na Oceania.
Os países de língua alemã e outras, também falam inglês. Temos 7 fraternidades na Europa e uma emergente na América do Sul, que é o Suriname. São 8 as Fraternidades de língua italiana, sendo 4 constituídas e 4 emergentes, sendo 6 da Europa e duas da África.
Serão convocados os Conselheiros Internacionais (65) eleitos e representantes de algumas dentre as Fraternidades Emergentes (42), sendo que temos três fraternidades em formação.
O Capítulo Geral é o órgão de máxima autoridade e nele tomaremos decisões importantes para a OFS e JUFRA do mundo todo.Tudo isso é motivo de grande júbilo para toda a Ordem da OFS e JUFRA do Brasil, e creio também para toda a Família Franciscana e a Igreja do Brasil. Com uma Comissão específica organizamos o primeiro evento internacional, abrangendo a Ordem OFS e a JUFRA do mundo, no Brasil.
Convidamos a Igreja do Brasil, com todos os Frades, Clarissas e TOR a se alegrarem, rezarem pelo Capítulo e se juntarem aos franciscanos seculares e jufristas para ogrande encontro previsto para o dia 23 de outubro em Aparecida.
Maria Aparecida Crepaldi - Conselheira da Presidência do CIOFS
para os países de língua portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário