15 de março de 2012

REFLEXÃO : "Aprender a conviver"



“Fale com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amáveis” (Primeiro Mandamento das Relações Humanas).

Conviver é uma tarefa sempre exigente. Temos que aprender sempre de novo as mesmas lições! Eu também estou no mesmo barco… Sou um aprendiz nas relações interpessoais. Quantas vezes reclamo das pessoas que não se doam como poderiam ou (deveriam) se doar… Às vezes uma angústia entra na minha alma… E imagino que você também passa por tais experiências. Angústia é um aperto que sentimos no coração… É um desejo de estar em todos os lugares ou, talvez, em nenhum lugar.

Somos gerados na carência e isso também tem seu lado positivo: a carência nos tira da onipotência, nos ensina que precisamos das outras pessoas, que nenhuma pessoa é uma ilha. Daí que nossa busca humana não é um caminho retilíneo: tem retas, subidas, curvas, luz e escuridão… Procure, então, em sintonia com as pessoas, criar um espaço de equilíbrio para sua vida. Não esqueça de celebrar suas vitórias e compartilhar também suas fraquezas…

Frei Paulo Sérgio, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário