15 de abril de 2012


Domingo da Misericórdia







O Servo de Deus João Paulo II instituiu o Domingo da Divina Misericórdia, celebrado ano a ano, no domingo seguinte à Solenidade da Páscoa do Senhor Ressuscitado. Na tradição mais antiga era o domingo da semana “in albis” que encerrava o tempo da iniciação “aos mistérios” dos neo-batizados na Páscoa. Hoje essa tradição assumiu como uma forma de viver a vida cristã. Nesse sentido, o “terço da misericórdia” é um dos mais divulgados e assumidos dentro das devoções particulares.

O decreto da Penitenciaria Apostólica sobre as indulgências para esse domingo recorda que, “com providencial sensibilidade pastoral, o Sumo Pontífice João Paulo II, a fim de infundir profundamente na alma dos fiéis estes preceitos e ensinamentos da fé cristã, movido pela suave consideração do Pai das Misericórdias, quis que o segundo Domingo de Páscoa fosse dedicado a recordar com especial devoção estes dons da graça, atribuindo a esse domingo a denominação de "Domingo da Divina Misericórdia" (Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Decreto “Misericors et miserator”, 5 de Maio de 2000).
Neste domingo, o da caridade e da misericórdia, contemplamos o que nos diz o livro do Apocalipse: "Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último. O que vive; conheci a morte, mas eis-Me aqui vivo pelos séculos dos séculos" (Ap 1, 17-18). A certeza destas palavras confortadoras nos levam a um encontro permanente com o Senhor Vivo e Ressuscitado que caminha conosco na vida cotidiana.



Dom Orani - Arcebispo do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário