6 de abril de 2012

Sexta-feira Santa: "A Paixão do Senhor"

Enquanto a Esposo dorme, a esposa se cala. Assim, na Sexta-feira Santa, a Igreja não celebra os Sacramentos. Debruça-se totalmente sobre o sacrifício da Cruz por meio de uma Celebração da Palavra de Deus. Neste dia a Liturgia deseja beber diretamente da fonte”.

Clima de silêncio

Já ao amanhecer da Sexta-feira Santa, sentimos um clima de silêncio, ajudando-nos ao recolhimento. Não são necessárias muitas palavras, pois as Sagradas Escrituras vão nos revelando o sentido da Paixão de nosso Senhor: O Cristo crucificado é, pois, o verdadeiro Cordeiro pascal; "ele é a nossa Páscoa Imolada" (1Cor 5,7). “... Levado à perfeição, tornou-se para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna” (Hb 5,5-9). O Senhor, portanto, fazendo-se em tudo solidário com os irmãos... passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, pois, confiantemente do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio oportuno (Hb 2,17; 4,15-16).

“Na Celebração da paixão de Cristo celebramos também a paixão da humanidade, na certeza de que em Cristo renascemos para a vida”.

Leituras (para meditar):
1ªlt.:Is 52, 13-53, 12; Sl 30; 2ª lt.:Hb 4, 14-16; 5, 7-9; Ev: Jo 18, 1-19, 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário