7 de abril de 2012

Um grande silêncio: o Rei está dormindo

Sábado Santo

Estamos no dia do silêncio. Aquele que viera da parte de Deus e se aninhara no seio de Maria, aquele que veio beber as águas de nossas fontes, cantar nossos cantares, chorar nossas lágrimas, depois de morto, foi tirado da cruz e colocado num sepulcro em que ninguém ainda havia sido sepultado. Os apóstolos já haviam abandonado a cena. A desolação havia tomado conta dos corações.

A missão de Jesus ainda não tinha terminado. Conhecidíssima uma antiga Homilia no grande sábado santo faz Jesus nos falar de coisas bonitas e delicadas: “Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Grande silêncio porque o Rei está dormindo; mas a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos”. Sim, ele foi buscar Adão e Eva cativos que agora seriam libertados de seus sofrimentos.

O autor da Homilia conversa com os que Adão.

“Por ti, eu, teu Deus, me tornei teu filho; por ti, eu, o Senhor tomei a condição de escravo. Por ti, eu que habito no mais alto dos céus, desci à terra e fui até mesmo sepultado debaixo da terra; por ti, feito homem, tornei-me alguém sem apoio, abandonado entre os mortos. Por ti, que deixaste o jardim do paraíso, ao sair de um jardim, fui entregue aos judeus e, num jardim, crucificado.

Vê em meu rosto os escarros que por ti recebi, para restituir-te o sopro da vida original. Vê em minha face as bofetadas que levei para restaurar, conforme a minha imagem a tua beleza corrompida (…). Adormeci na cruz e a lança penetrou no meu lado, como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu lado curou a dor do teu lado. Meu sono vai acordar-te do sono da morte. Minha lança deteve a lança que estava dirigida contra ti”.

Depois que entregou o última suspiro ele foi à mansão dos mortos para tirar das trevas aquele todos que haviam se deixado iludir e se envolver pelas trevas….

Este é o grande sábado. O sábado do grande silêncio.

Estamos em estado de vigília para celebrar a festa da luz e da transfiguração…Mas hoje é dai de reflexão e de silêncio. O Rei dorme…

Pai, cheio de bondade, vosso Filho unigênito desceu à mansão dos mortos e dela surgiu vitorioso: concedei aos vossos fiéis, sepultados com ele no batismo, que, pela força de sua ressurreição, participem da vida eterna com ele.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário