29 de setembro de 2014

"A Ordem Franciscana Secular é escola de santidade"



Os franciscanos seculares são cristãos desejosos de buscar a santidade cristã no mundo iluminando sua vida com a espiritualidade evangélico-franciscana. Assim, a Ordem se torna uma escola de santidade.

Os que chegam são pessoas vocacionadas. Já buscando a Deus se dão conta que Ele é que vem ao seu encontro. O Senhor olha nos olhos de cada e convida-os a serem o mais perfeitamente seguidores do Evangelho tendo como exemplo e estímulo a maneira de Francisco e de Clara viverem sua caminhada.

Frequentam as páginas dos evangelhos. Gostam de participar de encontros de leitura orante da Bíblia. Prestam toda atenção possível à Palavra na missa, na liturgia dos sacramentos, na oração feita no interior do quarto. Vão do Evangelho para a vida e da vida para o Evangelho.

Buscam o Senhor não somente em sua Palavra, mas também nos irmãos, nas diferentes ações litúrgicas. Procuram lavar as chagas do Senhor nos leprosos de nossos tempos como também adoram a presença do Senhor no sacrário.

Estão sempre preocupados em conforme sua vida e seu estilo de comportar-se com os ditames do Evangelho. São pessoas em estado de conversão. Procuram receber regular e cuidadosamente o sacramento da reconciliação ou da confissão. Os franciscanos seculares procuram não perder a delicadeza de consciência.

Na medida do possível procuram participar da Liturgia das Horas, do Ofício de todos os momentos do dia.

Os franciscanos seculares acolhem todos os homens com humildade e benevolência. Os irmãos de dentro e de fora são dons do Senhor. “O senso de fraternidade os tornará alegres e dispostos a identificar-se com todos os homens especialmente com os mais pequeninos, para os quais procurarão criar condições dignas de criaturas remidas por Cristo” (Regra, 13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário