26 de setembro de 2014

Os franciscanos seculares e a família



1. Os franciscanos seculares considerem a família como âmbito prioritário para viver o próprio compromisso cristão e a vocação franciscana e nela deem espaço à oração à Palavra de Deus, à catequese cristã, empenhando-se no respeito à vida, desde a concepção e em qualquer situação até à morte.

Os casados encontram na Regra da OFS um valioso auxílio para percorrer o caminho da vida cristã, conscientes de que no sacramento do Matrimônio, o seu mútuo amor participa do amor que Cristo tem por sua Igreja. O amor dos esposos e a afirmação do valor da fidelidade são um profundo testemunho para a própria família, para a Igreja e para o mundo (cf Regra 17).

2. Na Fraternidade:

Seja tema de diálogo e de partilha de experiência a espiritualidade conjugal e familiar e abordagem cristã dos problemas familiares;

Partilhem os momentos importantes da vida familiar dos co-irmãos e demonstre-se afeição fraterna com aqueles – solteiros, viúvos, pais sós, separados, divorciados – que vivem em situações e condições difíceis;

Criem-se condições para o diálogo entre os grupos de diferentes gerações (cf Regra 19).

Seja favorecida a criação de grupos de casais e de grupos familiares.

3. Os irmãos colaborem com os esforços que se envidam na Igreja e na sociedade para afirmar o valor da fidelidade e do respeito pela vida e para dar resposta aos problemas sociais da família.

Constituições Gerais da OFS, Artigo 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário