28 de setembro de 2014

"Quem pode ser Franciscano Secular?"



Sem a pretensão de responder exaustivamente a pergunta acima formulada pode-se dizer que leigos e leigas se sintam atraídos a viver a espiritualidade franciscana na Ordem Franciscana Secular por razões e motivos como estes:

1. Vivendo no meio do mundo, ou seja, no casamento ou levando vida de pessoas solteiras, no trabalho, no seio da família, nos compromissos civis e na política há pessoas que, efetivamente, não querem ser apenas “católicas” mais ou menos corretas, mas aspiram ser discípulos de Jesus vivo e ressuscitado iluminando sua caminhada com o jeito de Francisco de Assis viver.

2. Tais pessoas se reúnem em fraternidades e, depois de um tempo de preparação, fazem a profissão de seguir o Evangelho todos os dias de sua vida a partir da Regra da Ordem aprovada pelo Papa Paulo VI em 1978.

3. Momento importante da vida dos franciscanos seculares é a reunião mensal ou geral na qual rezam, formam-se e exprimem carinho e fraternismo. Na reunião e em outros momentos procuram aprofundar sua vocação cristã laical. Não são adeptos de uma mentalidade do “sempre foi assim”, mas lucidamente aplicam a tudo o método do ver-julgar-agir.

4. Os membros da Ordem Franciscana Secular sabem que são evangelizadores. Tudo começa com o testemunho de sua vida, com a alegria de viverem nas mãos do Senhor e com a coragem de assumir as cruzes que a vida lhe apresenta. Sabem perfeitamente que darão sua contribuição pastoral e evangelizadora na paróquia e na diocese. Serão agentes de pastoral competentes e ousados na linha da descoberta do novo. Não se limitam a dar uma colaboração mais ou menos formal em termos de evangelização. Fazem questão de qualidade e sabem que o Amor precisa ser amado.

5. Num tempo fortemente marcado pelo individualismo, pela mentalidade consumista e pela superficialidade os franciscanos seculares saberão ser pessoas simples e que se contentam com o necessário para viver uma vida digna. Procuram dissolver toda sorte de intriga, opressão, mentira. São seres novos e enfeitam a face da terra.

6. Felizes as dioceses e paróquias que abrigam e acolhem sólidas e sérias fraternidades franciscanas seculares. Felizes os párocos que pode encaminhar agentes de pastoral para beberem das fontes do Evangelho na Ordem Franciscana Secular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário