3 de janeiro de 2012

Palavras de Fé (Adm 1)

CAP. 1 - O CORPO DO SENHOR

1Diz o Senhor Jesus a seus discípulos: Eu sou caminho, verdade e vida; nin­guém vai ao Pai se não por mim.

2Se conhecesses a mim, também conheceríeis certa­mente meu Pai; e desde agora o conheceis e o vistes.

3Diz-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai e basta para nós.

4Diz-lhe Jesus: Tanto tempo estou con­vosco e não me conhecestes? Filipe, quem me vê, vê também meu Pai (cf. Jo 14,6-9).

5O Pai habita a luz inacessível (cf. 1Tm 6,16), e Deus é espírito (Jo 4,24), e a Deus nunca ninguém viu (Jo 1,18).

6Por isso não pode ser visto senão em espírito, porque é o espírito que vivifica; a carne não adianta nada (Jo 6,64).

7Mas nem o Filho, no que é igual ao Pai, é visto por al­guém diferentemente do Pai, diferen­temente do Espírito Santo.

8Por isso todos os que viram o Senhor Je­sus segundo a humanidade e não viram e creram segundo o espírito e a di­vindade que ele era o verdadeiro Filho de Deus, foram condenados; 9assim também agora todos os que vêm o sacramento que se consagra pelas palavras do Senhor sobre o altar por mão do sacerdote na forma de pão e vinho, e não vêem e crêem segundo o espírito e a di­vindade, que é verdadeira­mente o santíssimo corpo e sangue de nos­so Senhor Jesus Cristo, foram condenados, 10pelo testemunho do próprio Altíssimo, que diz: Este é meu corpo e meu sangue do Novo Testamento [que será derramado por muitos] (Mc 14,22,24) e:

11Quem co­me a minha carne e bebe o meu san­gue, tem a vida eterna (cf. Jo 6,55).

12Por isso o espírito do Senhor, que mora em seus fiéis, é quem recebe o san­tíssimo corpo e sangue do Senhor.

13Todos os outros, que não têm o mesmo espírito e presumem recebê-lo, comem e bebem a própria conde­nação (cfr. 1Cor 11,29).

14Por isso: Filhos dos homens, até quando tereis um coração pe­sado? (Sl 4,3).

15Por que não conheceis a ver­dade e credes no Filho de Deus? (cfr. Jo 9,35).

16Eis que se humilha diariamente, como quando veio do trono real (Sb 18, 15) ao útero da Virgem; 17vem diariamente a nós ele mesmo aparecendo humilde; 18des­ce todos os dias do seio do Pai (cfr. Jo 6,38; 1,18) sobre o altar nas mãos do sacerdote.

19E como se mostrou aos santos após­tolos em carne verdadeira, assim também a nós agora no pão sagrado.

20E como eles com a visão de sua carne só viam a carne dele, mas criam que era Deus contemplan­do com olhos espirituais; 21assim também nós, vendo o pão e o vinho com os olhos corpo­rais, vejamos e creiamos firmemente que é seu santíssimo corpo e sangue vivo e verda­deiro.

22E desse modo o Senhor está sempre com os seus fiéis, como ele mesmo diz: Eis que estou convosco até a consumação do século (cf. Mt 28,20).


Adm 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário