São Maximiliano Maria Kolbe:
fiel continuador da tradição mariana da Ordem Franciscana e
grande apóstolo da Imaculada

Sabemos que antes de tudo, São Maximiliano não era teólogo de profissão, que não deixou nenhum tratado mariológico. O seu rico pensamento acerca da Imaculada foi encontrado em suas cartas, nas suas reflexões pessoais, nos seus numerosos artigos publicados em revistas e em escritos preparados para publicação. Entre os citados, o primeiro é o mais importante, pois era necessariamente o material para um livro sobre o qual o Santo trabalhou, particularmente, nos últimos anos de sua vida, com a intenção de publicar um livro sobre a dogmática mariana e sobre a consagração a Nossa Senhora. Este por certo constitui a síntese orgânica de todo o pensamento mariano de São Maximiliano.
Em São Maximiliano, a Imaculada Conceição é o centro de toda a sua espiritualidade. Com o seu olhar retrospectivo, São Maximiliano podia afirmar que a devoção à Imaculada é patrimônio de todos os franciscanos e a causa na nossa tradição.
A Imaculada é vista, por São Maximiliano, sempre como um organismo vivo do mundo sobrenatural cristão e mais como um setor parado, um aspecto paralelo, que é visto em conjunto, talvez nobre, mas irrelevante na globalidade de tudo. Não fala da Imaculada Conceição como um privilégio relacionado à exceção de uma lei, isto é, em senso jurídico, com tudo aquilo que a nós soa como forma de privilégios injustos.
Ele via Maria e sua conceição como um mistério puramente relacionado à salvação, não como uma extrapolação de um aspecto isolado na contemplação solitária. São Maximiliano via Maria dinamicamente, por isso fundou um movimento denominado Milícia da Imaculada. Assim, a devoção de São Maximiliano não é uma devoção do senso comum, mas é cheio de vida evangélica como um carimbo, que marca a vida, é luz e amor revelado por Deus em Maria Imaculada. A totalidade irreversível de sua devoção a ela é que faz a sua espiritualidade, pois esta encontra o seu fundamento, na globalidade da visão e na função salvífica-universal de Maria no mistério da salvação. “A grandeza de Maria para São Maximiliano, é toda interior, pois extremamente ela vive uma vida de simplicidade e ordenada, depositando no Filho sobretudo, no momento mais importante de sua missão, todo o privilégio e toda a honra”.
![]() |
São Maximiliano Maria Kolbe em sua cela, respondendo cartas |
Podemos também perceber que na mariologia de São Maximiliano, estão presentes outras áreas da teologia, sem ater-se tanto na questão mariológica, mas juntamente a ela. Estão presentes também idéias acerca da Trindade, da encarnação de Cristo, sobre o Espírito Santo, a antropologia e sobre a Igreja. Assim, São Maximiliano, partindo do mistério de Maria Imaculada, acaba por se tornar um teólogo, pois levanta e clarifica muitas questões acerca da fé católica.
T
EXTRAÍDO DE: http://www.reflexoesfranciscanas.com.br
T
EXTRAÍDO DE: http://www.reflexoesfranciscanas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário