2 de janeiro de 2012

Papa ressalta o protagonismo dos jovens na Mensagem do Dia Mundial da Paz

O tema do 45º Dia Mundial da Paz, comemorado tradicionalmente no primeiro dia do ano, teve como tema "Educar os jovens para a justiça e a paz”. O texto do papa Bento XVI ressaltou o protagonismo dos jovens, destacou a educação como prioridade e deixou os jovens mais animados com a Jornada Mundial da Juventude que acontece no próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro.

O Dia Mundial da Paz é uma numa tradição iniciada com o papa Paulo VI, que dizia: “A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tinha a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica, mas, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz, como se tratasse de uma iniciativa própria".

O papa Bento XVI lembrou no texto de deste ano de 2012 que o jovem é um dos protagonistas da sociedade. Ele também afirmou que a sociedade está passando por uma grave crise cultural e antropológica, e que esta sociedade deve ouvir o que os jovens têm a dizer. “É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia. Mas, nesta escuridão, o coração do homem não cessa de aguardar pela aurora. Esta expectativa mostra-se particularmente viva e visível nos jovens; e é por isso que o meu pensamento se volta para eles, considerando o contributo que podem e devem oferecer à sociedade. Queria, pois, revestir a mensagem para o 45º Dia Mundial da Paz de uma perspectiva educativa: ‘Educar os jovens para a justiça e a paz’, convencido de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo”.

Nesta mesma mensagem, Bento XVI lembra a educação familiar como fundamental para a promoção da cultura da paz. “Vivemos num mundo em que a família e até a própria vida se veem constantemente ameaçadas e, não raro, destroçadas. Condições de trabalho frequentemente pouco compatíveis com as responsabilidades familiares, preocupações com o futuro, ritmos frenéticos de vida, emigração à procura dum adequado sustento se não mesmo da pura sobrevivência, acabam por tornar difícil a possibilidade de assegurar aos filhos um dos bens mais preciosos: a presença dos pais; uma presença, que permita compartilhar de forma cada vez mais profunda o caminho para se poder transmitir a experiência e as certezas adquiridas com os anos – o que só se torna viável com o tempo passado juntos. Queria aqui dizer aos pais para não desanimarem! Com o exemplo da sua vida, induzam os filhos a colocar a esperança antes de tudo em Deus, o único de quem surgem justiça e paz autênticas”.

Por fim, o papa ressaltou que os jovens são um “dom precioso para a sociedade” e que a Igreja estará sempre ao lado deles. “Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não vos deixeis invadir pelo desânimo nem vos abandoneis a falsas soluções, que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Nunca vos sintais sozinhos! A Igreja confia em vós, acompanha-vos, encoraja-vos e deseja oferecer-vos o que tem de mais precioso: a possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo – Ele que é a justiça e a paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário