13 de julho de 2012

Santa Clara de Assis 800 anos - O Pai de toda misericórdia



Santa Clara na contemplação dos mistérios de Cristo viveu uma espiritualidade Trinitária, dentro dessa espiritualidade contemplou o Pai de Jesus Cristo, o Pai Celeste reconhecendo-o como Pai de toda misericórdia, assim observamos em seus escritos.

Do Pai das misericórdias recebemos a nossa vocação: “Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. Por isso diz o Apóstolo: “Reconhece a tua vocação”(Testamento de Santa Clara).

Esse mesmo Pai revelou a Francisco a vocação e eleição das Damas Pobres:"Por isso, queridas Irmãs, devemos considerar os imensos benefícios que Deus nos concedeu, mas, entre outros, aqueles que Ele se dignou realizar em nós por seu dileto servo, nosso pai São Francisco, Pois, quando o santo, logo depois de sua conversão, sem ter ainda irmãos ou companheiros, estava construindo a igreja de São Damião, em que foi visitado plenamente pela graça divina, e foi impelido a abandonar totalmente o mundo,numa grande alegria e iluminação do Espírito Santo, profetizou a nosso respeito aquilo que o Senhor veio a cumprir mais tarde. Pois, nessa ocasião, subindo ao muro da igreja, ele disse em voz alta e em francês para uns pobres que moravam ali perto: Venham me ajudar na obra do mosteiro de São Damião, porque nele ainda haverão de morar umas senhoras cuja vida famosa e santo comportamento vão glorificar nosso Pai celestial em toda a sua santa Igreja. Nisso nós podemos considerar, portanto, a copiosa bondade de Deus para conosco, pois, em sua imensa misericórdia e amor, dignou-se contar essas coisas sobre nossa vocação e eleição, através do seu santo.(Testamento de Santa Clara)

O Pai celestial por sua misericórdia iluminou o coração de Clara para que a exemplo de Francisco desse início a Ordem das Irmãs Pobres: " Depois que o Altíssimo Pai celestial, por sua misericórdia e graça, se dignou iluminar meu coração para fazer penitência segundo o exemplo e ensino de nosso bem-aventurado pai Francisco,pouco depois de sua conversão, com algumas irmãs que Deus me dera logo após a minha conversão, eu lhe prometi obediência voluntariamente.”(Testamento de Santa Clara)

Foi por graça e misericórdia desse mesmo Pai que o perfume das Damas Pobres se espalhou pelo mundo: "Foi dessas coisas que, não por nossos méritos, mas só por misericórdia e graça de quem o deu, o Pai das misericórdias, espalhou-se o perfume da boa reputação, tanto para os de longe como para os de perto."(Testamento de Santa Clara)E Passados 800 anos Inumeráveis mulheres de todo o mundo caminham até Deus guiadas pela luz de Clara. Vivendo na Igreja segundo a forma de vida do Santo Evangelho que é o próprio Cristo. Em fraternidade e pobreza realizam na clausura esta vocação evangélica.

Em sua benção Clara abençoa os filhos e filhas com as bençãos do Pai das misericórdias:
"O Senhor as abençoe e guarde; mostre-lhes o seu rosto e tenha misericórdia de vocês; volte a sua face para vocês e lhes dê a paz...

Eu, Clara, serva de Cristo, plantinha do nosso bem-aventurado pai São Francisco, irmã e mãe de vocês e das outras irmãs pobres, embora indigna,rogo a nosso Senhor Jesus Cristo, por sua misericórdia e por intercessão de sua santíssima Mãe Santa Maria, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos de Deus, do nosso bem-aventurado pai Francisco...

E as abençoo em minha vida e depois de minha morte, como posso, com todas as bênçãos com que o Pai das misericórdias abençoou e abençoará seus filhos e filhas no céu e na terra...

O Senhor esteja sempre com vocês e oxalá estejam vocês também sempre com Ele. Amém.

Clara reconhece que tudo vem do Pai das misericórdias: a vocação, a graça para vivê-la, é esse mesmo Pai que continua chamando àquelas que Ele escolheu para viver essa vocação.

Aprendamos com Clara a agradecer por tantas graças recebidas diariamente do Pai das misericórdias. Aprendamos com Clara a multiplicar o talento recebido dando a nossa resposta de amor.

Nesse VIII Centenário da Vocação de Clara da fundação da Ordem das Irmãs Pobres, reconheçamos que: “Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. Por isso diz o Apóstolo: “Reconhece a tua vocação”


Irmã Maria Rafaela da Rainha Imaculada,osc

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, já estou seguindo e que o Espírito do Pai continue iluminando você, viu?

    Se quiser, visite meu blog:
    http://diariodeumavocacionada.blogspot.com.br/

    É novo, criei esta semana.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, IREI SEGUIR SEU BLOG TAMBÉM!

    QUE O SENHOR VOS ABENÇOE E VOS GUARDE!

    PAZ E BEM!

    ResponderExcluir