22 de outubro de 2014

22/10 - Beato Jacobo de Strepa

Bispo da Primeira Ordem (1340-1409). Teve o culto aprovado por Pio Vi em 11 de setembro de 1790.

 
Jacobo de Strepa, de nobre família polaca, nasceu em 1340. Muito jovem ingressou na Ordem dos Irmãos Menores. Por muitos anos, exerceu o ministério na Rússia, foi vigário geral daquela missão e trabalhou ativamente pela unidade dos cristãos. Eleito bispo de Halicz, cuja sede metropolitana foi logo mudada para Leópoli.

Como bispo e pastor de almas, Jacobo de Strepa se consagrou por inteiro às necessidades da diocese e se mostrou modelo perfeito de pastor de almas. Em muitos distritos o número de igrejas era insuficiente para as necessidades da população, para remediá-lo, fez construir novas igrejas, erigiu novas paróquias e colocou ali sacerdotes zelosos. Fundou também casas religiosas para multiplicar os meios de santificação, edificou hospitais, proveio os pobres com generosidade. O dinheiro de seu bispado era dividido inteiramente para os lugares de culto e de caridade para com os empobrecidos.

O zeloso pastor se esforçou por infundir a fé nos fiéis com práticas de devoção que produziram frutos abundantes de santidade. Percorreu sua extensa diocese a pé, vestido com o hábito franciscano, pregando no caminho a Palavra de Deus, unindo a seu apostolado ativo uma vida de austeridade e penitência.

Depois de 19 anos de dinâmico episcopado, o beato Jaime foi receber o prêmio por seus trabalhos. Morreu no dia 20 de outubro de 1409. Foi sepultado na igreja dos franciscanos de Leópoli, vestido com o hábito religioso e com as insígnias pontificais. Em sua tumba se produziram milagres. Seu culto se difundiu na Polônia, Lituânia e Rússia, de onde em seu tempo vinham numerosos peregrinos para invocar a sua proteção. Em sua exumação realizada em 1419, seu corpo foi encontrado incorrupto.

Fonte: “Santos Franciscanos para cada dia”, Ed. Porziuncola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário