27 de outubro de 2014

27/10 - Bem-aventurado Luís Baba


Mártir no Japão, da Terceira Ordem (+ 1624). Beatificado por Pio IX no dia 7 de julho de 1867.

Luís Baba, mártir no Japão, nasceu de uma família japonesa de antiga tradição católica e foi catequista de Frei Luís Sotelo, franciscano. Por seu zelo e suas capacidades de catequizar foi escolhido por ele como companheiro de missão em muitas e longas viagens, uma experiência que o confirmou sempre mais em seu propósito de trabalhar no serviço da fé.

De regresso da Espanha, visitou o México e logo chegou às ilhas Filipinas. A última parte da viagem de Manilha a Nagasaki se realizou num barco de japoneses, que temendo se comprometerem por estarem transportando ao seu país os missionários (era o tempo de dura perseguição), acabaram entregando os missionários às autoridades, que os enviaram a Omura, onde o catequista viu se realizar seu antigo desejo de ser admitido à Ordem Terceira de São Francisco e vestir seu hábito.

Na manhã de 25 de agosto de 1624, o governador de Omura notificou Luís Baba e outros quatro prisioneiros com a sentença que os condenava ao suplício do fogo. Diante da notícia, deram graças a Deus. Antes de serem conduzidos ao suplício, o governador os submeteu a interrogatório perguntando-os seus nomes e sua especialidade. Os santos confessores da fé foram conduzidos ao lugar da execução próximo de Omura, onde foram  mortos os mártires e bem-aventurados Apolinário Franco e seus companheiros. No local, foram amarrados nos postes e queimados vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário